Rio de Janeiro (RJ) – Os paulistas Nicolas Zanellato e Igor Gimenez marcaram as primeiras vitórias brasileiras na etapa do Rio de Janeiro do Circuito Banco BRB/Engie de Tênis Profissional. O torneio ITF M25 é disputado nas quadras de saibro da Rio Tennis Academy.
Zanellato surpreendeu o principal cabeça de chave do torneio, o argentino Santiago Taverna, 226º do ranking, marcando as parciais de 7/5 e 6/4. O canhoto de 23 anos enfrenta nas oitavas o chileno Nicolas Villalon, algoz do carioca Wilson Leite por 6/3 e 6/4.

“Estou muito feliz. É minha maior vitória da carreira e estava precisando de uma vitória boa dessas para ganhar confiança e começar a acreditar de novo que posso ganhar de caras bons assim”, disse Zanellato, que viveu um drama há pouco mais de um ano depois testou positivo em exame antidoping. Mas depois de comprovar que a contaminação por boldenona havia sido por carne contaminada na Colômbia, ele foi liberado para voltar jogar em abril.
“Foi um jogo muito duro. Conheço ele, 200 do mundo, com bom saque e direita. Sabia que precisava estar atento desde o começo, aguentar essas primeiras bolas e depois dominar o backhand. Consegui fazer isso desde o começo. No final foi bem tenso, tive 4/1 e saque, ele devolveu uma das quebras e fiquei um pouquinho tenso, mas no último game consegui sacar muito bem”.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
No mesmo quadrante, Igor Gimenez confirmou a condição de cabeça 7 e venceu o uruguaio Ignacio Carou por duplo 6/1. Ele enfrenta o norte-americano Billy Suarez, algoz do jovem catarinense Carlos Lino por 6/2, 6/7 (5-7) e 6/4. Lino disputou seu primeiro jogo em chave principal como profissional através de um convite oferecido pela Rio Tennis e lutou por 2h58 nesta segunda-feira.
Também convidado, o brasiliense Pedro Chabalgoity foi superado pelo argentino Lorenzo Rodriguez por 7/6 (9-7) e 6/4. Já Enzo Lima sofreu 6/4 e 6/1 do também argentino Tomas Martinez.
O juvenil mato-grossense Leonardo Storck, que vem de uma final no ITF J200 em Santiago, estreia nesta terça contra o mexicano Rafael de Alba: “Muito feliz de ter essa chance de jogar o torneio profissional aqui, vai ser meu segundo torneio aqui, estou muito feliz, aqui é minha segunda casa, acho que não terá pressão pois já joguei aqui, a galera aqui é tranquila, pessoal vai torcer bastante. Será meu segundo torneio profissional, espero fazer um bom jogo”, apontou o jovem de 16 anos.
Outro atleta da Rio Tennis, Bernardo Carvalho terá sua primeira experiência no profissional também nesta terça-feira. Ele vai enfrentar o chileno Nicolas Bruna no segundo jogo da quadra principal, logo após o duelo de Storck.
Mais oito brasileiros se garantiram na chave principal após furarem o qualificatório. Jefferson Wandler, Victor Pagotto, Gabriel Schenekenberg, Rafael Tosetto, Victor Rocha, Glauco Júnior, João Lago e Ryan dos Santos venceram a rodada final nesta segunda-feira.
<a