São Paulo (SP) – Não deu para a jovem potiguar Victoria Barros em sua estreia no SP Open. A tenista de 15 anos teve alguns bons lampejos durante a partida contra a norte-americana Whitney Osuigwe, 136ª do mundo, mas no final acabou derrotada em sets diretos, com parciais de 6/3 e 6/4, depois de 1h46 de confronto.
A próxima adversária da norte-americana de 23 anos ainda não está definida e sairá apenas na terça-feira, quando a britânica Francesca Jones enfrentará a israelense Lina Glushko.

Osuigwe começou muito firme na partida e venceu os três primeiros games. Victoria foi crescendo aos poucos, perdeu um break-point no quinto e conseguiu devolver o break no sétimo, mas no oitavo voltou a perder o saque e acabou perdendo o set.
Na segunda parcial, a jovem brasileira foi quebrada logo no primeiro game, mas então engatou uma boa sequência e saiu de 0/1 para abrir 4/1. Osuigwe não se abateu e aos poucos foi se recuperando, devolveu o break no sétimo game e no novo anotou mais uma quebra, vencendo cinco games seguidos para ficar com a vitória.
Surpresas marcam o primeiro dia da chave principal do SP Open
O primeiro dia da chave principal de simples do SP Open foi marcado por surpresas. A única favorita a vencer seu jogo foi a argentina Solana Sierra, cabeça de chave 2, que derrotou a holandesa Arianne Hartono em sets diretos, com 7/6 (7-4) e 6/3.
Nas outras partidas, avançaram a mexicana Victoria Rodríguez e a eslovaca Martina Okalova, que vieram do qualificatório, além de Janice Tjen, da Indonésia.
No jogo que abriu a programação da Quadra Maria Esther Bueno, Rodríguez venceu o primeiro set contra a australiana Ajla Tomljanovic por 6/4 e contou com o abandono da adversária quando tinha 4/2 na segunda parcial devido a uma lesão no joelho esquerdo.
“Estou muito feliz por ter avançado. Claro que não foi do melhor jeito, já que a Ajla se retirou, mas estou feliz com meu desempenho especialmente porque as condições hoje estavam bem diferentes das de ontem, que estava bem frio”, disse Rodríguez ainda na quadra.
Okalova superou a australiana Arina Rodionova em dois sets, com 7/5 e 6/4, enquanto Tjen desbancou a francesa Leolia Jeanjean, cabeça de chave 7 do torneio, com 6/2 e 6/3. No jogo mais longo do dia, a francesa Tiantsoa Rakotomanga Rajaonah eliminou a mexicana Ana Sofia Sánchez ao vencer com 6/4, 4/6 e 7/6 (9-7), em 2h54.
<a