“Os jogos da liga devem ser disputados em casa; qualquer outra coisa privaria os torcedores leais que frequentam os jogos e poderia introduzir elementos distorcivos nas competições”, afirmou Aleksander Ceferin, presidente da Uefa. “Embora seja lamentável ter que permitir que esses dois jogos sejam disputados, essa decisão é excepcional e não deve ser vista como um precedente.”
O duelo entre Barcelona e Villarreal, planejado para ocorrer em Miami, em dezembro, foi o grande centro do debate ao longo dos últimos meses. Ele já havia tido aprovação dos órgãos regulatórios da Fifa e da Federação Espanhola (RFEF), além de La Liga, esta que iniciou o projeto para que a partida ocorresse nos Estados Unidos. No entanto, o Real Madrid protestou quanto ao tema.
Além disso, anunciou à época ter tomado três medidas concretas: pediu à Fifa que não autorize o jogo sem o consentimento de todos os times; solicitou à Uefa que reforce o critério adotado em 2018, impedindo partidas de competições nacionais fora do território espanhol; e acionou o Conselho Superior de Esportes da Espanha (CSD) para que não conceda a autorização administrativa necessária.
Barcelona e Villarreal deve ocorrer no Hard Rock Stadium, em Miami, na Flórida. Além desta partida, Milan e Como já havia obtido aprovação da Federação Italiana e tem caminho livre para ser disputado na cidade de Perth, na Austrália, em 2026.
Este serão os primeiros jogos de ligas nacionais a serem disputados fora da Europa. No entanto, não é a primeira vez em que a La Liga flerta com a possibilidade de um jogo além do território espanhol. Na temporada 2018/2019, Barcelona e Girona estiveram próximos de levar o confronto, válido pela 21ª rodada do Campeonato Espanhol, para Miami. Os clubes já haviam dado o aval para a experiência, mas ainda precisavam da aprovação de esferas superiores (Fifa e RFEF) para seguir com o projeto.
!function(f,b,e,v,n,t,s) {if(f.fbq)return;n=f.fbq=function() {n.callMethod? n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)}; if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′; n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0; t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0]; s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’, ‘ fbq(‘init’, ‘291767061033177’); fbq(‘track’, ‘PageView’, { content_name: ‘Uefa aprova 'com relutância' partida entre Barcelona e Villarreal em Miami por LaLiga’, content_ids: [12810,81917], is_closed: false, });
<a