Wuhan (China) – Depois de uma estreia enferrujada contra Rebecca Sramkova, a bielorrussa Aryna Sabalenka mostrou um tênis muito melhor nesta quinta-feira contra a russa Liudmila Samsonova, número 20 do mundo, e venceu sem sustos, marcando parciais de 6/3 e 6/2 para se garantir nas quartas de final do WTA 1000 de Wuhan.
Sabalenka chega pela 30ª vez às quartas de um torneio WTA 1000, igualando uma marca de Serena Williams. As duas estão empatadas na sexta posição nesta lista. Ao chegar nesta fase pela quarta vez seguida em Wuhan, ela se torna a segunda jogadora em atividade e conseguir tal sequência em um mesmo torneio junto com Victoria Azarenka.

A líder do ranking amplia assim sua sequência invicta na competição, chegando a 19 vitórias e nenhuma derrota. Em busca do quarto título, ela terá pela frente a cazaque Elena Rybakina,que acabou com a festa da tcheca Linda Noskova, que vinha embalada após o vice em Pequim e acabou superada com o placar final de 6/3 e 6/4.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Será a 13ª vez que as duas medirão forças no circuito e Sabalenka tem uma leve vantagem no retrospecto. Ela soma sete vitórias contra cinco da cazaque. Na atual temporada foram dois os encontros, a bielorrussa triunfou nas quartas de Berlim, mas acabou superada na mesma fase em Cincinnati.
Em uma partida disputada sob o teto fechado da quadra central, por causa do calor excessivo na China, que forçou os jogos nas quadras externas terem seu começo adiado das 11h locais para as 14h30, Sabalenka mostrou firmeza com o saque e não enfrentou um break-point sequer contra.
Seu desempenho com o primeiro serviço foi muito bom (77%), mas o que impressionou foi o seu segundo saque, perdendo apenas três dos 16 pontos disputados com ele (81%). Com três quebras em seis oportunidades, ela bateu Samsonova em 75 minutos e se garantiu nas quartas de final. Agora, a bielorrussa vai em busca da 20ª vitória seguida no torneio.
<a