Copenhague (Dinamarca) – O dinamaquês Holger Rune anunciou nesta terça-feira, através de sua conta no Instagram, que passou pela cirurgia no tendão de Aquiles, rompido sábado passado durante as semifinais do ATP 250 de Estocolmo.
“Olá a todos. A cirurgia correu muito bem hoje. Obrigado por todas as mensagens e apoio incríveis ❤️ Manterei vocês atualizados sobre a minha recuperação. Agora, é descansar e me recuperar”, comentou.

O número 11 do mundo agora enfrenta uma longa pausa, que pode ser de 6 meses ou mais. O dinamarquês vencia a partida contra o francês Ugo Humbert por 6/4 e 2/2, quando foi repentinamente atingido por dor severa no tornozelo esquerdo no meio de um ponto. Ele imediatamente deixou a quadra com dor e em lágrimas. “Levarei um bom tempo até conseguir pisar numa quadra novamente”, afirmou o ex-top 10 na ocasião.
A grave contusão gerou críticas de sua mãe, Aneke, contra a ATP, entidade que regulamenta o tênis profissional internacional. Em declarações ao veículo de comunicação dinamarquês BT, ela afirmou: “Simplesmente houve muitos torneios obrigatórios. Torneios em que os jogadores são forçados a participar e onde são severamente penalizados financeiramente por não jogarem todos. Os jogadores simplesmente não têm tempo para se recuperar adequadamente durante a temporada.”
Aneke acrescentou: “O que poderia ter sido uma semana de descanso com treinos leves e recuperação se transformou em uma semana frenética de torneio, com partidas em dias alternados, enquanto em cada torneio há eventos obrigatórios com a imprensa. Não há descanso, nem físico nem mental.”
A mãe de Rune, muito presente durante toda a turnê acompanhando o filho, concluiu sua análise dizendo que “precisamos incluir semanas de treinamento onde possamos trabalhar fisicamente, otimizar o jogo e prevenir lesões. É muita coisa para o corpo. Para corpos completamente normais, saudáveis e bem treinados, é quase impossível estar em plena forma para tudo o que se espera dos tenistas ao longo do ano.”
<a