Nova York (EUA) – Em partida com muitos altos e baixos, Andrey Rublev precisou de cinco sets para superar a terceira rodada do US Open. O russo começou atrás no placar contra Coleman Wong, de Hong Kong, e venceu o atual 173º do ranking por 2/6, 6/4, 6/3, 4/6 e 6/3 em 3h10 de partida.
Aos 27 anos, Rublev faz sua décima participação no US Open e já chegou quatro vezes às quartas de final em 2017, 2020, 2022 e 2023. Ele já iguala o resultado do ano passado, em que chegou às oitavas, e ainda busca uma inédita semifinal de Grand Slam na carreira. Seu próximo adversário pode ser o alemão Alexander Zverev ou o canadense Félix Auger-Aliassime.

Por sua vez, Coleman Wong viveu uma semana histórica em Nova York. Ex-número 11 do ranking juvenil, o jogador de 21 anos não apenas passou pelo qualificatório, como também se tornou o primeiro tenista de Hong Kong a disputar a chave principal de um Grand Slam na Era Aberta. Treinando na Rafael Nadal Academy, em Mallorca, Wong venceu o norte-americano Aleksandar Kovacevic e o australiano Adam Walton nas primeiras rodadas da chave.
Cobolli abandona no terceiro set contra Musetti
Já em duelo italiano, Lorenzo Musetti liderava o placar contra Flavio Cobolli por 6/3, 6/2 e 2/0, quando o compatriota abandonou por lesão depois de 1h33 de partida. Número 10 do mundo, Musetti chega pela primeira vez às oitavas em Nova York, mas lamentou a desistência do amigo, 26º do ranking.
“Honestamente, eu não queria terminar dessa forma, especialmente contra o Flavio, que provavelmente é meu melhor amigo no circuito”, disse Musetti. “Nos conhecemos desde os nove anos e nossas famílias também se conhecem muito bem. Passamos muitas horas juntos dentro e fora da quadra ao longo da carreira. Então, antes de tudo, um grande aplauso para o Flavio, por favor”.
Cobolli, campeão dos torneios de Bucareste e Hamburgo nesta temporada, explicou que já entrou em quadra no limite físico. Ele chegou a receber atendimento no braço durante a partida, mas destacou que preferia primeiro parabenizar o amigo pela vitória. “Tive algumas cãibras nos dois primeiros jogos, nos dedos e também na mão, mas consegui jogar sem problemas”, contou o número 26 do ranking. “Hoje comecei meu aquecimento sem dor, mas quando tentei sacar senti algo desconfortável no braço e foi piorando durante o jogo”.
Duelo com Munar nas oitavas
O adversário de Musetti nas oitavas será o espanhol Jaume Munar, de 28 anos e 44º do ranking, que derrotou o belga Zizou Bergs por 6/1, 6/4 e 6/4. Munar nunca havia passado da segunda rodada do US Open e vem de duas vitórias expressivas na quadra dura. Antes de passar por Bergs, tenista de muitas variações, também eliminou o sacador canadense Gabriel Diallo.
<a