Xangai (China) – Três brasileiros entraram em quadra nesta madrugada pela primeira rodada de duplas do Masters 1000 de Xangai e todos acabaram eliminados. Destaque para o gaúcho Rafael Matos, que conseguiu uma vaga de última hora ao lado do uruguaio Ariel Behar, mas acabou superado pelos cabeças de chave 1 Marcelo Arevalo e Mate Pavic por 6/4 e 7/5.
Parceiro de Matos no circuito, Marcelo Melo desta vez repetiu a dupla ocasional com o amigo Alexander Zverev, com quem amargou mais uma derrota. O mineiro e o alemão foram superados pelo tenista da casa Yunchaokete Bu e pelo taiwanês Ray Ho, convidados da organização, com parciais de 7/6 (7-3), 4/6 e 10-5.

Esta foi a sétima derrota em oito jogos de Melo e Zverev na temporada. Os dois só conseguiram passar da estreia em 2025 uma vez, no Masters 1000 de Cincinnati, perdendo no primeiro jogo em todos os demais torneios que disputaram.
Completando o dia terrível para os duplistas brasileiros, Fernando Romboli e o tcheco Adam Pavlasek tiveram pela frente um jogo duríssimo contra os russos Andrey Rublev e Karen Khachanov, deixaram escapar um match-point no terceiro set e foram derrotados com o placar final de 7/6 (7-4), 2/6 e 13-11.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Dos algozes brasileiros, apenas Bu e Ho não conhecem ainda seus próximos rivais, esperando pelos vencedores da partida que de um lado terá a segunda dupla mais bem cotada ao título, o finlandês Harri Heliovaara e o britânico Henry Patten, e do outro do holandês Sander Arends e o britânico Luke Johnson.
O salvadorenho Arevalo e o croata Pavic colocarão o favoritismo em prova diante da boa dupla do britânico Neal Skupski com o australiano John-Patrick Smith. Já os russos Khachanov e Rublev medirão forças com o sueco Andre Goranson e o norte-americano Alex Michelsen na segunda rodada.
<a