Nova York (EUA) – Disputando o US Open pela primeira vez, o gaúcho Orlando Luz não poderia ter uma estreia melhor. Ao lado do francês Albano Olivetti, ele bateu o também francês Adrian Mannarino e o finlandês Emil Ruusuvuori de virada, com parciais de 5/7, 7/5 e 6/2, depois de 1h43 de partida.
Na segunda rodada em Flushing Meadows o páreo deve ser mais duro, podendo cruzar com os cabeças de chave 3, o finlandês Harri Heliovaara e o britânico Henry Patten, que antes precisam fazer valer o favoritismo na estreia diante do alemão Constantin Frantzen e o holandês Robin Haase.

Com o triunfo deste sábado, o gaúcho tem agora vitórias em três dos quatro Grand Slam, faltando apenas uma em Wimbledon. Nesta temporada, ele foi à segunda rodada no Australian Open e no saibro de Roland Garros teve a melhor campanha da carreira, alcançando as quartas de final.
A estreia em Nova York foi equilibradíssima nos dois primeiros set, mas no terceiro Orlandinho e Olivetti dominaram. Na primeira parcial, as duas duplas seguiram firme com os saques até o 12º game, quando o brasileiro e o francês enfrentaram o primeiro break-point do jogo e foram quebrados.
No segundo set as chances de quebra vieram em um pouco mais de quantidade, mas novamente um break solitário no final que foi decisivo. Desta vez a quebra foi para o lado de Orlandinho e Olivetti, que abriram 6/5 e então confirmaram para empatar.
Depois disso, o gaúcho e o francês deslancharam, anotaram duas quebras seguidas no começo da terceira parcial, uma delas de zero, e abriram confortável vantagem de 4/0. A partir de então, eles precisaram apenas administrar o placar favorável até o fim para garantir a vitória de virada.
<a