- Atualizado com definição do adversário
Gênova (Itália) – Pelo segundo ano consecutivo, o cearense Thiago Monteiro garantiu vaga nas quartas de final no challenger de Gênova e assim vai evitar uma nova queda no ranking. Nesta quinta-feira, ele bateu o anfitrião vindo do quali Enrico Dalla Valle, 432º do ranking, em sets diretos, com parciais de 6/4 e 7/6 (7-1), após 1h45 de partida.
Atual 169º do ranking, o canhoto cearense deve ganhar uma colocação ou se manter na mesma com a campanha até então no torneio italiano disputado sobre o saibro. Uma nova vitória fará com que Monteiro recupere um pouco do terreno perdido, retomando o posto de número 3 do Brasil, ultrapassando assim o paulista Felipe Meligeni.

O próximo adversário de Monteiro ainda será o italiano Luciano Darderi, cabeça de chave número 1 no torneio e 34ª colocado no ranking da ATP, que venceu o cazaque Dmitry Popko, atual 237º do mundo, por duplo 6/3 em 1h10. Eles se enfrentaram duas vezes em 2023, com uma vitória para cada lado. Darderi vive seu melhor momento na carreira e conquistou três torneios da ATP no saibro este ano, em Marrakech, Bastad e Umag.
As duas parciais da partida entre o brasileiro e Dalla Valle foram equilibradas e definidas no detalhe. No primeiro set, o cearense aproveitou muito bem a única brecha que teve, viu Dalla Valle encarar 0-40 no nono game e converteu logo o primeiro break-point, confirmando de zero em seguida para abrir 1 a 0 no placar.
No segundo set, o italiano chegou a ter uma quebra de frente em duas situações distintas, primeiro sacou para fazer 3/0 e depois para abrir 4/1, mas em ambos os caso levou o break de volta logo na sequência. Sem novas quebras, a definição foi para o desempate, no qual Monteiro dominou, perdendo apenas um ponto.
<a