A partida de abertura do Campeonato Brasileiro Feminino de futebol, Série A1 2026, será transmitida ao vivo pela TV Brasil nesta quinta-feira (12). Às 21h (horário de Brasília), Mixto e Flamengo se enfrentam no Estádio Eurico Gaspar Dutra, o Dutrinha, em Cuiabá, marcando o início da competição.
O Retorno do Mixto à Elite Nacional
A equipe da casa, Mixto, disputa a primeira divisão pela terceira vez em sua história, retornando após 11 anos. Sua vaga foi garantida após o encerramento dos departamentos femininos de Real Brasília e Fortaleza. Para esta temporada, o clube aposta em um elenco experiente, com reforços notáveis como a goleira Thaís Helena, vice-campeã mundial pela seleção brasileira em 2007, e a meia paraguaia Fany Gauto, que possui passagens por Ferroviária e Internacional. O time é comandado pelo técnico Adilson Galdino.
Flamengo: Readequação e Tradição na Competição
O Flamengo, com sua 12ª participação, é o segundo time com mais presenças no Brasileirão Feminino desde sua organização pela CBF em 2013, sendo superado apenas pela Ferroviária. É a única equipe fora do estado de São Paulo a já ter conquistado o título nacional, em 2016. Para 2026, o clube readequou sua estratégia, investindo menos e priorizando a base. Jogadoras importantes como a zagueira Agustina Barroso e a atacante Gláucia foram liberadas, mas a equipe manteve suas principais estrelas, como a meia e capitã Djeni e a centroavante Cristiane. Pelo menos dez atletas da base do Rubro-Negro, que foi vice-campeão do Brasileirão Sub-20 em 2025 e bicampeão da Copinha Feminina, devem integrar o elenco principal, sob o comando de Celso Silva.
Formato do Brasileirão Feminino 2026 e Destaques da Rodada
A edição de 2026 do Campeonato Brasileiro Feminino inova com 18 participantes, um aumento em relação às últimas nove temporadas que contaram com 16 equipes. A primeira fase será disputada em turno único, onde todos os times se enfrentam. As oito melhores equipes avançarão para as quartas de final, enquanto as duas piores serão rebaixadas para a Série A2. A fase de mata-mata terá jogos de ida e volta, e a grande final está prevista para o dia 4 de outubro.
Estreias de Palmeiras e Corinthians
A primeira rodada segue na sexta-feira (13) com outros confrontos relevantes. O Palmeiras, atual campeão da Copa do Brasil e da Supercopa do Brasil, estreia às 21h recebendo o América-MG na Arena Crefisa, em Barueri (SP), com transmissão da TV Brasil. As Palestrinas, que derrotaram o Corinthians na final da Supercopa Feminina, reforçaram seu elenco com o retorno da atacante Bia Zaneratto. No mesmo dia e horário, o Corinthians, hexacampeão e dono de sete títulos, inicia sua jornada contra o Atlético-MG na Arena MRV, em Belo Horizonte. As Brabas, que estiveram presentes nas últimas nove finais do Brasileirão, contam com reforços como a volante Ana Vitória, ex-Atlético de Madrid, e a atacante uruguaia Belén Aquino, ex-Internacional.













