Winston-Salem (EUA) – A ótima semana de Marcelo Melo e Rafael Matos foi recompensada com o terceiro título da parceria. Os brasileiros conquistaram o ATP 250 de Winston-Salem, vencendo na final deste sábado o português Francisco Cabral e o austríaco Lucas Miedler, cabeças 3 do torneio, por 4/6, 6/4 10-8.
Mineiro de 41 anos, Marcelo Melo conquista seu 40º torneio da ATP em 78 finais disputadas. Já o canhoto Rafael Matos, gaúcho de 29 anos, conquista seu 11º título. Jogando juntos, os brasileiros venceram o Rio Open deste ano e foram campeões na grama de Stuttgart no ano passado.

No ranking, Matos vai subir três posições e assumir o 48º lugar. Ele só ficará atrás de Fernando Romboli, 47º colocado, na disputa pelo número 1 do Brasil na modalidade. Melo, que é ex-número 1 de duplas, salta dez posições e chega ao 52º lugar. Além dos 250 pontos no ranking, a parceria divide a premiação de US$ 42.230.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
O primeiro set da partida teve apenas uma quebra, conquistada por Cabral e Miedler já no último game da parcial. Eles não enfrentaram break-points e criaram cinco oportunidades no saque dos brasileiros até conseguirem a quebra.
Melo e Matos não tiveram o serviço ameaçado no segundo set. E depois de estarem perdendo por 4/3, terminaram a parcial em grande estilo, vencendo 12 dos últimos 13 pontos. Os brasileiros, que salvaram match-point contra Yuki Bhambri e Michael Venus na semifinal, aproveitaram o bom momento no match-tiebreak para consolidar mais uma virada e o título.
What it means 🙌
Rafael Matos & @marcelomelo83 | #WSOpen pic.twitter.com/3N2FHF1Cep
— Winston-Salem Open (@WSOpen) August 23, 2025
Emoção de Melo na premiação ao se lembrar do pai
Durante a cerimônia de premiação, Marcelo Melo se emocionou e dedicou o título ao pai, Paulo Ernane, que faleceu dias depois da conquista do Rio Open. “É muito importante para nós esse título. Na premiação, eu dediquei ao meu pai, que acabou falecendo este ano”, falou o mineiro após a partida.
Melo também avaliou a difícil temporada no circuito e que foi importante seguir acreditando. “A gente acreditava muito no nosso jogo e continuamos treinando. Sabíamos que uma hora essa chave iria virar. Jogamos muito bem desde a primeira rodada e esperamos continuar assim no US Open”.
An emotional moment ❤️ @marcelomelo83 dedicates his 40th ATP Tour doubles title to his late father, who passed away in February.#WSOpen pic.twitter.com/eh2hZCcHjk
— Winston-Salem Open (@WSOpen) August 23, 2025
“Depois de tantos anos no circuito, a gente sabe que não é fácil ser sólido durante toda a temporada. Mas o importante é ser resiliente e seguir acreditando que os resultados vão aparecer. Tenho certeza de que o fim do ano será melhor que o começo”, complementou o ex-número 1 de duplas.
Matos também destaca a imprortância do título, pensando nos próximos passos. “Como o Marcelo disse, tivemos altos baixos, mas estávamos num nível muito bom nos treinos e nunca deixamos de acreditar na nossa dupla. Essa conquista também é importante para nós porque estávamos precisando de pontos para entrar nos próximos torneios e dá uma perspectiva boa para o que falta na temporada”.
<a