Antofagasta (Chile) – A semana de João Lucas Reis no challenger de Antofagasta segue com resultados positivos. O pernambucano de 25 anos e 220º do ranking garantiu vaga na semifinal depois de vencer o argentino Federico Gomez, 208º colocado, por duplo 6/2.
A campanha até a semi já garante 22 pontos na ATP para Reis, que está com o melhor ranking da carreira e fica muito próximo de entrar no top 200. Segundo a projeção oficial, ele estaria saltando para o 202º lugar, mas o ranking só será atualizado após o Masters 1000 de Xangai e os challengers da semana que vem.

O adversário de Reis na semifinal será o argentino Facundo Diaz Acosta, canhoto de 24 anos e 265º colocado. Eles já se enfrentaram duas vezes, com uma vitória para cada lado. O brasileiro venceu em 2021 em Campinas e o argentino deu o troco em 2023 em Concepción, no Chile. O melhor ranking da carreira de Diaz Acosta é o 47º lugar, de abril do ano passado.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Em 70 jogos disputados na temporada, Reis acumula 45 vitórias e tem 25 derrotas. Nas chaves principais de challenger, venceu 28 jogos e perdeu 21, com um título em Santa Fé, na Argentina, em junho, além de ter vencido um ITF no Chile. Esta é sua quarta semifinal no ano, a terceira em nível challenger. Ele busca a quinta final de challenger na carreira.
Se for finalista, Reis pode chegar ao 190º lugar, segundo a projeção da ATP. Já um título o colocaria numa disputa direta pelo posto de número 2 do Brasil, a menos de 10 pontos de Felipe Meligeni, Thiago Wild e Thiago Monteiro, que ocupam a mesma faixa de ranking, em torno da 170ª colocação.
Com ótimo desempenho no saque, Reis não enfrentou break-points e cedeu apenas 10 pontos em seus games de serviço. Além disso, colocou pressão constante sobre o saque do adversário para criar oito chances de quebra e aproveitar duas em cada set.
<a