Chengdu (China) – A Federação Internacional de Tênis divulgou os grupos do ITF Junior Finals, que será disputado a partir desta quarta-feira até o próximo domingo, na cidade chinesa de Chengdu. As competições reunem 16 jovens tenistas e os jogos são transmitidos no site da ITF.
As chaves masculina e feminina terão formato similar ao do ATP Finals e do WTA Finals, com dois grupos de quatro tenistas cada. Os dois melhores de cada grupo avançam às semifinais, até a definição dos campeões.

O Grupo A do torneio masculino terá o búlgaro Alexander Vasilev, o italiano Jacopo Vasami, o romeno Yannick Alexandrescou e o finlandês Oskari Paldanius. Já no Grupo B estão o espanhol Andres Santamarta Roig, o alemão Max Schoenhaus e os norte-americanos Benjamin Willwerth e Jack Kennedy. Em caso de alguma desistência, o japonês Ryo Tabata é o alternate.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Já na disputa feminina, o Grupo A conta com a norte-americana Kristina Penickova, a belga Jeline Vandromme, a alemã Julia Stusek e a espanhola Charo Esquiva. No Grupo B estão a britânica Hannah Klugman, a eslovaca Mia Pohankova, a tcheca Jana Kovackova e a chinesa Ruien Zhang. A também anfitriã Yushan Shao aparece como alternate.
Torneio vale mil pontos no ranking
De acordo com a ITF, uma novidade desta edição é que os campeões vão receber 1.000 pontos no ranking juvenil, o mesmo valor atribuído a um título de Grand Slam da categoria. O desempenho pode ser decisivo na disputa pelo número 1 do mundo ao fim da temporada. Além disso, um ranking melhor dará acesso a torneios profissionais de nível superior em 2026 por meio do programa de acelaração da ITF.
Os participantes também terão apoio financeiro para a transição ao circuito profissional. Um valor recorde de US$ 220 mil será destinado a garantias para viagens, sendo até US$ 23 mil para os campeões, com valores decrescentes até o oitavo colocado.
Entre os grandes nomes do tênis mundial já passaram pelo torneio estão quatro campeãs de Grand Slam: Marketa Vondrousova, Elena Rybakina, Sofia Kenin e Jelena Ostapenko, além de Casper Ruud, Holger Rune, Andrey Rublev, Lorenzo Musetti, Taylor Fritz, Qinwen Zheng e Leylah Fernandez.
<a