Costa do Sauípe (BA) – O paulista Gustavo Heide marcou a primeira vitória brasileira na chave principal do Costa do Sauípe Open. O jovem de 23 anos e 321º do ranking superou o argentino Federico Gomez, 207º colocado, por 6/2, 2/6 e 6/0 em 2h20 de partida nesta segunda-feira.
Heide pode enfrentar nas oitavas o também argentino Juan Manuel Cerúndolo, cabeça 2 do evento e número 86 do mundo, ou o romeno vindo do quali Sebastian Gima, apenas 569º colocado. Ele perdeu para Cerúndolo no challenger de Campinas em 2021, enquanto um duelo com o canhoto Gima seria inédito.

“O diferencial do jogo hoje foi eu ter me mantido concentrado mesmo com o tempo difícil. Ventou muito hoje, teve chuva, parou o jogo, mas eu me mantive firme com ajuda da torcida. É importante manter esse ritmo nas oitavas”, disse Heide após a partida.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Em outro duelo entre Brasil e Argentina, João Lucas Reis se despediu na rodada de estreia. O pernambucano de 25 anos e 211º do ranking foi superado por Santiago Rodriguez, 242º colocado, por 6/7 (2-7), 6/4 e 6/2 em 2h31 de partida. O argentino pode enfrentar seu compatriota Roman Burruchaga ou o paranaense João Schiessl, de 21 anos e recebeu convite.
Três brasileiros entram na chave
Entre os brasileiros que aturaram pela rodada final do quali, destaque para o paulista Mateus Alves, que venceu o experiente argentino Nicolas Kicker por 6/4 e 6/1. Sua estreia na chave principal será contra o peruano Gonzalo Bueno.
Em duelo nacional, Matheus Pucinelli venceu o canhoto Daniel Dutra da Silva por 4/6, 6/4 e 6/3. Sua estreia será contra o chileno Tomas Barrios Vera. Já Igor Gimenez fez 6/3 e 6/4 contra José Pereira e enfrentará o paraguaio Daniel Vallejo, vindo de título em Curitiba.
Mateus Alves e Matheus Pucinelli garantem vagas na chave do Costa do Sauípe Open. Alves superou o argentino Nicolas Kicker por 6/4 e 6/1 na última rodada do quali, enquanto Pucinelli venceu um duelo nacional contra Daniel Dutra da Silva por 4/6, 6/4 e 6/3. pic.twitter.com/EdBKmumNPN
— TenisBrasil (@sitetenisbrasil) October 21, 2025
“ O jogo foi de muitos altos e baixos dos dois lados e ganhou quem errou menos. É muito legal estar aqui, eu era muito pequeno quando teve o outro torneio,e é um baita torneio, um lugar sensacional, a estrutura toda muito legal. É uma honra ter passado e quali e jogar a chave”, falou Igor Gimenez.
É o terceiro Challenger seguido que eu passo o quali, venho jogando super bem nas últimas semanas, e consegui me adaptar bem aqui, apesar das condições diferentes. O torneio está sensacional, contudo que a gente precisa para trabalhar bem. Agora é seguir jogando e colocando em prática o que venho conversando com meu treinador”, comentou Alves.
<a