Palco de grandes festivais e com diversos espaços para o skate, Curitiba recebe pela primeira vez na história uma etapa do STU National, a principal competição da modalidade no Brasil. O evento terá as presenças de dois dos maiores skatistas curitibanos na atualidade: Augusto Akio, o Japinha, medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, e Gui Khury, de apenas 16 anos e campeão mundial também no ano passado.
Aos 24 anos, Japinha vive a expectativa de participar do STU em casa e com o apoio da torcida pela primeira vez. “Bate o nervosismo, mas é sinal de que somos seres humanos e temos sentimentos e emoções. O STU é um evento muito aguardado na capital paranaense. Conto com as arquibacandas lotadas e com a energia da torcida”, disse, em entrevista ao UmDois Esportes.
Já Gui Khury também destacou a oportunidade de disputar uma competição em Curitiba. “Vai ser irado competir em casa, com a galera que sempre me deu força. Espero que a torcida compareça em peso, porque será um evento gigante, com os principais nomes do nosso esporte”, falou, através da assessoria de imprensa do evento.
Outro grande nome de Curitiba no skate é Luigi Cini. O finalista olímpico desistiu da competição por conta de uma lesão no joelho e é a ausência mais sentida do evento.
O sucesso do skate em Curitiba

Quando os primeiros skatistas começaram a praticar a modalidade em Curitiba nos anos 1970, eles não imaginaram o sucesso que seria décadas depois. Um dos pioneiros foi Carlos de Andrade, o Piolho, que se tornou o primeiro brasileiro a ganhar uma etapa do circuito mundial de street em 1996.
Na mesma época de Andrade, Rodil Júnior, o Ferrugem, foi campeão brasileiro 15 vezes, bicampeão mundial e ainda virou dono de oito medalhas de ouro nos X-Games.
Já na virada da década de 1990, Marcelo Kosake ganhou três vezes o Campeonato Brasileiro no vert – 1998, 2001 e 2003. O curitibano ficou conhecido pelas diversas disputas com o multicampeão Sandro Dias.
Muito do crescimento do skate em Curitiba ocorreu por conta dos investimentos das famílias dos próprios skatistas. Gui Khury, por exemplo, tem um complexo construído no quintal da casa da avó em Campo Largo, na Região Metropolitana. Foi no local que o jovem, com apenas 15 anos, realizou pela primeira vez a manobra Kickflip Body Varial 900.
Mas nos últimos anos, o setor público também investiu na modalidade. Em dezembro de 2023, o governo do Paraná, com termo de cooperação com a Federação de Skate do Paraná e a Confederação Brasileira de Skate (CBSK), inaugurou o Centro Nacional de Treinamento da modalidade, no Ginásio do Tarumã. O espaço conta com duas pistas oficiais – uma de park e outra de street.
“A pouca quantidade de grandes eventos realizados na minha trajetória era de inciativa privada. É um grande prazer dizer que tudo isso aqui é feito para ser público e acessível a todo mundo”, ressaltou Akio.
A etapa de Curitiba do STU

Após passar por Criciúma e Florianópolis, a terceira etapa do STU ocorre no Complexo Esportivo Tarumã a partir desta sexta-feira (25) com a disputa das eliminatórias. Já as finais estão marcadas para o domingo (27). Os skatistas disputam as modalidades street e park.
Além de Japinha e Khury, o STU em Curitiba terá como destaques a catarinense Yndiara Asp, uma das brasileiras que participou da estreia do skate na Olimpíada de Tóquio-2020 no park, e a paulista Gabi Mazetto, represenante do Brasil no street nos Jogos Olímpicos de Paris.
O STU ainda contará com a competição de paraskate com a presença do paranaense Ítalo Romano, que terá o apoio da família e dos amigos pela primeira vez. “Estou bem nervoso, primeira vez o STU em Curitiba. Meus familiares me cobravam que só me viam pela internet e agora a minha família e meus amigos vão me ver. Estou vindo de lesão, mas estou confiante e feliz”, comentou.
Os ingressos para os três dias de STU já estão esgotados. Para quem não for ao Complexo do Tarumã, os eventos têm transmissão do SporTV 3 e da CazéTV no sábado e no domingo, enquanto a Globo passa a final do park no domingo, às 11h. O canal do STU no YouTube e no TikTok transmite todos os dias.