O Coritiba acertou a contratação do atacante Ruan Lima, que disputou a segunda divisão do Campeonato Paranaense pelo Patriotas. O jogador é o primeiro reforço contratado para a disputa da Taça FPF, torneio que dá uma vaga para a Copa do Brasil ao campeão.
Ruan Lima iniciou a carreira nas categorias de base justamente do Coxa e teve passagens por Londrina, Bahia e Cascavel antes de jogar no Patriotas.
O atacante de 19 anos tem 21 gols pelo Patriotas, sendo 19 na equipe sub-20 e dois no profissional, e é o maior artilheiro da história do clube. Pelo clube quadricolor, ele conquistou o título da Copa Paraná sub-20.
Nas redes sociais, Ruan Lima já se despediu do Patriotas. “Gratidão eterna por este clube maravilhoso que me abriu uma porta para tanto. Agradeço por cada momento vivido nesse clube que vai ficar no meu coração. Conheci boas pessoas e amizades que vou levar pra vida! Obrigado a toda diretoria, equipe, comissão técnica e staff”.
Objetivo do Coritiba com a Taça FPF

Quinto colocado do Campeonato Paranaense, o Coritiba ainda não garantiu vaga na Copa do Brasil do ano que vem. O clube mira o título da Taça FPF para não ficar de fora da competição nacional.
Além disso, o clube vai dar experiência ao elenco sub-20 em uma competição profissional. Por isso, o Coxa será comandado na competição estadual por PC de Oliveira, técnico campeão do mundo de futsal com a seleção brasileira e que assumiu recentemente o sub-20.
O head esportivo William Thomas, no entanto, não descartou utilizar algum jogador do elenco principal na Taça FPF. “Participar da Copa da Federação faz parte do processo de exposição. O nosso calendário para a categoria nos permite agregar mais uma competição e com um grau de dificuldade maior. Isso agrega valor formativo para os nossos jogadores”, disse.
Quando for conveniente, se algum atleta precisar de ritmo de jogo, nós vamos utilizar. Mas a premissa básica é que o sub-20 possa ter bastante exposição e minutagem na competição. Será uma competição importante por valer vaga na Copa do Brasil e pelo processo formativo.
Se não ganhar a Taça FPF, o Coritiba precisa ser campeão da Série B para se classificar para a Copa do Brasil. Outras possibilidades são com título do Athletico ou do Operário na segunda divisão, ou se o Rubro-Negro for campeão da Copa do Brasil deste ano.