Nova York (EUA) – Nem mesmo um incômodo na região lombar, sentido por Novak Djokovic ainda no primeiro set, facilitou a vida de Cameron Norrie e o tetracampeão do US Open atingiu as oitavas de final pela 16ª vez em 19 participações, ao impor a sétima derrota consecutiva ao canhoto britânico, com parciais de 6/4, 6/7 (4-7), 6/3 e 6/3.
Aos 38 anos, Nole se torna o tenista de maior idade a atingir a quarta rodada de Flushing Meadows desde Jimmy Connors, que estava perto dos 39 em 1991. Ao mesmo tempo, iguala o recorde do suíço Roger Federer ao somar 69 presenças em oitavas de Grand Slam, mas supera o rival no número de vitórias nos Slam de quadra dura, agora com 192. Também foi o triunfo de número 395 de Slam e o 93º em Nova York.

Com incríveis 54 resultados positivos e apenas uma derrota para adversários fora do top 30 no torneio – a única foi diante de Fernando Verdasco na terceira rodada de 2005 -, o sérvio reencontrará agora o alemão Jan-Lennard Struff, de 35 anos e 144º do ranking no momento, apesar de ter sido 21º em 2023. É outro ‘freguês’, tendo perdido os sete confrontos, três deles em Grand Slam e um no US Open de 2020. Struff, que nunca fez quartas de Slam, só tirou um set de Djokovic e isso em Melbourne de 2020.
Susto no primeiro set
Norrie tentou fazer um jogo mais agressivo do que nas outras vezes, mas não impediu a terceira chance de quebra do adversário no sétimo game. Antes de sacar com 5/4 para fechar o set, Djokovic surpreendeu com pedido médico e foi ao vestiário para tratar de dores lombares. Perdeu então o primeiro lance do 10º game, mas imediatamente tomou o controle. O saque foi o destaque, com 77% de acerto, nove aces e apenas dois pontos perdidos com o primeiro serviço.
Novak outlasts Norrie to get the break late in the first set! pic.twitter.com/A6nz955Ahx
— US Open Tennis (@usopen) August 29, 2025
Apesar de ter recebido novas massagens em algumas viradas de lado, Djokovic manteve-se firme com o saque em todo o segundo set, tendo desperdiçado 0-40 no sétimo game que seriam fatais ao britânico. Norrie seguia empenhado, fez mais winners (15 a 12) e menos erros (8 a 13) e sua recompensa foi levar o tiebreak depois de se ver 1-3.
O começo do terceiro set foi decisivo. Norrie conseguiu quebra imediata, mas não sustentou a vantagem e isso reanimou Djokovic, que tirou outro serviço no quarto game e daí caminhou firme para fechar o set, com nova quebra. A intensidade do britânico caiu de vez, permitindo 3/0 para o poderoso oponente logo de cara e daí foi apenas uma questão de administrar. O sérvio terminou com 18 aces, seu recorde pessoal no torneio.
Enquanto Djokovic manteve a marca de vencer todos os 22 jogos da temporada em que ganhou o primeiro set, Norrie segue sem derrotar um top 10 em torneios de Slam, tendo sofrido a 11ª derrota.
<a